O oscilador Shimitt Trigger é um circuito comparador que possui internamente uma realimentação positiva e que resulta em uma histerese e uma espécie de efeito de memória. A histerese é a capacidade de alterar uma deformação formada por um estímulo. Portanto, comparando níveis lógicos simples, ele possui dois níveis de entrada que são chamados de Vt+ e Vt-. Lembrando que o CI 40106 constitui de 6 portas NANDS Shimitt Trigger. A (Fig. 1) mostra o circuito do oscilador CMOS 40106 encontrado no manual do componente com o acréscimo do potenciômetro. O circuito como oscilador musical foi abordado nos projetos Casrle Rocktronics, baseado em revistas antigas de eletrônica.

O comparador Schimitt Trigger é um tipo de comparador especial. A diferença entre este comparador com o comparador tradicional visto anteriormente é que este comparador possui duas tensões de referências, logo ele sempre manterá o estado anterior ativo. Este detalhe faz com que pequenas variações na entrada não sejam suficientes para alterar a saído do amplificador, este mecanismo é muito útil pois pequena variação na entrada do sistema não são suficientes para alterar a saída. A (Fig. 2) mostra as formas de onda de dois circuitos comparadores. Podemos usar, como exemplo, a linha vermelha que representa a luminosidade ambiente e os dois gráficos abaixo representam a ação do comparador Schimit Trigger em linha azul, e outro comparador tradicional em linha verde.

Montar este oscilador é simples. Podemos utilizar um resistor com valor de 100 kΩ na realimentação e um capacitor de 100 nF na entrada do circuito, conforme os pinos mostrados na (Fig. 6). Para escutar a oscilação coloque um autofalante na saída do amplificador. Lembre-se de colocar uma resistência baixa em torno de 1 kΩ entre a saída do amplificador e a entrada do autofalante, e ouça o som de uma onda quadrada. Com o potenciometro é possível modular o tom do som. Logo, quanto maior o valor do resistor menor será o tom e quanto menor for o valor do resistor maior será o tom.
O manual do 40106 (TEXAS) nos fornece uma fórmula que descreve o comportamento deste oscilador:

No responses yet