Circuito VCO – NE566

O VCO em si precisa apenas de um resistor (R2) e um capacitor (C2) para o temporizador. A entrada de tensão de controle precisa ser polarizada para uma tensão que forneça a frequência base necessária. Essa é a frequência obtida quando não há modulação externa. O datasheet mostra um par de resistores fixos, mas eu usei um potenciômetro que permite ajustar a frequência base. A entrada de modulação fará com que a frequência mude por um fator diretamente relacionado ao nível de entrada. Uma tensão de modulação positiva faz a frequência aumentar, e vice-versa. O capacitor C1 é selecionado para dar resposta até a menor frequência de interesse, e é inferior a 1,6Hz com os valores mostrados.

VCO NE 566

O datasheet apresenta uma fórmula para a frequência, e com os valores dados na Figura 1, o resultado é 1kHz se o potenciômetro de “Frequência Base Ajustada” for configurado para 6V. Infelizmente, não tenho como verificar isso porque não tenho circuitos integrados NE566 disponíveis.

Em termos de FM, o desvio de frequência é chamado de desvio. A mudança de frequência está relacionada à amplitude, e a taxa de variação é determinada pela frequência de modulação. Caso esteja se perguntando, o NE566 nunca foi projetado para ser usado como modulador para rádio FM. Ele não consegue oscilar a 100MHz, e a entrada de modulação é sensível demais para obter o desvio (bastante pequeno) de ±75kHz usado nas transmissões de FM.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Latest Comments

Rolar para cima