A palavra Low frequency oscilator (LFO) vem do inglês que significa oscilador de baixa frequência. Este oscilador tem uma oscilação muito baixa, podendo chegar a 0 Hz e dois sinais de saidas distintos: onda triangular e quadrada. Abaixo o esquema do LFO.

O primeiro amp op está na configuração integrador. É um circuito linear que integra o sinal DC da entrada. A corrente pelo meio da resistencia é dado por:

Sabendo que a tensão no capacitor da realimentação negativa é dada por:

Como a corrente que entrar nos terminais de entrada do operacional é muito pequena, devido a sua alta impedância, temos:

Equacionando:

Pode-se resaltar que a tensão de saída apresenta valores de pico dados pela seguite relação:

onsiderando o circuito acima, temos para vi senoidal:

em temos de módulos, temos:

É notavel que o ganho é inversamente proporcional a frequência, ou seja, o circuito não é tão snsível a ruídos de alta frequência quanto o diferenciador. A equação também mostra que em baixas frequências o ganho aumenta consideravelmente, tendendo a infinito, quando a frequência tende a zero.
A saída do U1A é uma onda triangular linear. A temporização é determinada por C2 e todos os resistores ao redor da entrada, mas os resistores de temporização primários são R2 e R3 (A e B). A proporção de R1 e R4, bem como de R2 e R3 deve ser a mostrada para uma onda triangular. Se as proporções exatas não forem mantidas, a forma de onda se tornará dente de serra, com diferentes tempos positivos e negativos.
U1B é um comparador Schmitt trigger e a saída muda de estado quando a tensão de entrada atinge qualquer limite de tensão. O feedback positivo é usado para garantir que a onda triangular tenha uma tensão pico a pico definida. Contudo, a tensão de alimentação deve ser regulada, ou a amplitude das duas saídas irá variar com a tensão de alimentação. Com uma alimentação de 12 V conforme mostrado, a forma de onda triangular terá uma amplitude de 3,6 V Vpp, centrada na metade da tensão de alimentação definida por R9 e R10.
Circuito Schmitt-trigger
O comparador Schmitt-Trigger não inversor é apresentado no amp op U1B. Este circuito apresenta uma realimentação positiva, isto é, uma realimentação que reforça pequenas diferenças presentes nas entradas. Devido a esta realimentação, este circuito não é linear. Sua nálise, portanto, deverá ser feita identificando as regiões onde a operação do comparador é linear.
O VCO pode ser operado a partir de uma alimentação simétrica, o que implica apenas algumas pequenas alterações. No entanto, não há muitos benefícios em usar uma fonte dupla, pois isso não simplifica o circuito de forma alguma. Ele permite que o sinal modulante seja acoplado diretamente, mas isso não oferece necessariamente nenhuma vantagem. É importante conectar o estágio de entrada (incluindo o transistor) conforme mostrado. A frequência é de 296 Hz com VR1 centrado, e a sensibilidade de modulação é em torno de 28 Hz/V (positiva ou negativa).
A saída de U1A e U1B é aproximadamente simétrica em torno de zero. A frequência base pode ser definida por um potenciômetro conforme mostrado, e o sinal de modulação é simétrico em torno de zero volts. Se o circuito fonte for acoplado diretamente, ele deve ser capaz de fornecer alguma corrente. Apesar das aparências, a entrada não estará em zero volts quando o potenciômetro estiver centralizado. A tensão ficará em torno de -1,3V e para obter uma mudança linear de frequência com entrada a fonte deve ter baixa impedância.
Monte este módulo LFO! Sua qualidade sonora é muito boa!
No responses yet